27
Nov 09

 

Após a proposta da docente Margarida Almeida em 27 de Novembro, na cadeira de Seminário, coloco a entrevista feita ao colega e amigo João Silva

 

Entrevista

De que forma enquadras a tua investigação no actual paradigma da web social?

"A minha investigação está muito ligada ao paradigma web social no sentido de que a aplicação que será desenvolvida e objecto de teste é tentar ligar os utilizadores entre si, embora muitas vezes essa ligação possa ser transparente (selecção de conteúdo feita para um grupo de utilizadores) para os mesmos".

 

De que forma a tua investigação poderá contribuir para alterações de atitudes e comportamentos?

"A aplicação foca-se, além do utilizador, também nas empresas que poderão vir a utilizar como veículo de transporte dos seus anúncios. Neste sentido, a investigação poderá provocar alterações de atitudes e comportamentos nos hábitos de compra dos utilizadores da aplicação".

 

A tua investigação centra-se numa lógica de valorização do indivíduo ou de uma organização?

"A minha investigação tem um foco mais elevado na valorização do indivíduo, no sentido que os conteúdos seleccionados são escolhidos de acordo com o perfil da pessoa. Ainda assim, a organização ocupa um espaço fulcral na aplicação, no sentido em que existe uma valorização por parte dos utilizadores dessas empresas que anunciam na aplicação".

 

A tua investigação explora uma lógica entusiasta ou numa lógica crítica?

"Julgo que será uma lógica mais entusiasta, no sentido em que toda esta aplicação é algo que por si só não é muito utilizado e não é muito comum na actual sociedade. Aplicação vai de encontro às novas tecnologias emergentes procurando inovar dentro do espaço da web-social".

 

De que forma a tua investigação actua na interdependência tecnologia-sociedade?

"A minha investigação procura compreender a ligação que existe entre os potenciais utilizadores da aplicação na sociedade e a forma como interagem utilizando tecnologia. Dentro do paradigma das aplicações sociais baseadas na web e da entrega de conteúdos baseados em contexto, as aplicações existentes do ponto de vista móvel são escassas e a sua interdependência é diminuta. Nesse sentido, a aplicação procurará ajudar à melhoria da comunicação dentro dessas sociedades de utilizadores, mantendo sempre a necessidade de utilizar a tecnologia para criar essa comunicação".

 


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO